25 de mai. de 2008

Nossa história Parte 1

Nossa História

Em 1819, Guilerme William Miller conclui pela primeira vez que a vinda de Jesus seria no ano de 1844. Mais tarde relatou este fato na sua obra, apology and deference, com as seguintes frases:
“ao final dos meus dois anos de estudos das Escrituras, cheguei à conclusão de que dentro de 25 anos todos os afazeres da nossa vida presente, terão chegado ao seu final”. Nichol francis. Op cit pág 35.
No ano de 1831 registra o inicio da pregação adventista, quando Miller após ser persuadido por 15 anos de estudos das profecias bíblicas, sente o impulso de dar a conhecer suas conclusões. Origin and history of seventh day adiventistis vol 1 pág 20. por semanas meses e anos, a comissão sagrada: “vai e dize-o ao mundo”, havia impressionado profundamente seu coração. Uma e outra vez havia respondido:”não posso ir senhor”. Andress, matilda erickson, op cit pág 9. finalmente resolveu fazer um pacto com Deus.
Escreveu ele mais tarde:”estabeleci, um solene pacto com Deus, que se ele abrisse o caminho, eu iria e cumpriria a minha obrigação para com o mundo, se recebesse um convite para falar publicamente em algum lugar, eu iria e falaria o que eu encontrei na bíblia”. Nichol, francis. Op cit. Pág 43.Menos de uma hora mas tarde, o jovem Irving guilford chegou até a residência de Miller precedente da localidade de dresden, trazendo consigo um convite para que pregassem na sua igreja no dia seguinte. Era precisamente um sábado de manhã. Miller nessas circunstâncias saiu em direção ao bosque para orar. Sentia-se atônito pelo convite recebido, desejando ficar livre do compromisso assumido, uma hora antes, perante Deus.

Ao fim dessa agonia decidiu cumprir com a vontade divina de pregar a mensagem do advento de Jesus. These were the courageous pág 12. Era o segundo domingo de agosto de 1831, quando Miller proferiu seu primeiro sermão sobre a segunda vinda de Jesus. Ao final do serviço, ele foi convidado a prosseguir com suas mensagens durante os seguintes dias da semana. The great advent-moviment pág 14

UM PREGADOR AMERICANO
E UMA APAIXONANTE PROFECIA



Além dos Mileritas, outras religiões evangélicas também passaram a anunciar o advento de Cristo. Estima-se em mais de quinhentos os pregadores que se empenharam nessa campanha. Todos estavam unânimes quanto à data de 22 de outubro de 1844 para o retorno de Cristo. Diretamente com William Miller estavam os seguintes pregadores:

Pastor Josué Himes — lª Igreja Cristã de Boston .
Capitão José Bates — Igreja Congregacional
Pastor Hary Jones — Pastor Congregacional
Pastor Charles Fitch — lª Igreja Congregacional Livre de Boston
Pastor Josias Litch — Metodista Episcopal, da Nova Inglaterra
Pastor George Storss — Pregador Metodista,
Pastor Henry Dana Ward — Igreja Episcopal
Pastor N. N. Whitting Igreja Batista
Pastor José Marsh — Igreja Cristã,
Pastor Elon Galusha — Igreja Batista
Pastor S. S. Snow — Igreja Congregacional,
Pastor Tiago White — Igreja Cristã.
As pregações eram feitas em igrejas, salões, teatros e
em grandes tendas de lona.


Foi um despertar religioso memorável, sem igual, que reuniu considerável número de adeptos. Uns por convicção, outros por temor ou companheirismo. Os fiéis mileritas estavam possuídos de plena convicção de que Jesus viria na data aprazada, por isso o espírito de renúncia, piedade e abnegação, de oração e súplicas, era nota saliente.


Nenhum comentário: