

É muito comum ouvir evangélicos dizerem que não é necessário obedecer a lei de Deus em nossos dias, tornando-a assim inválida. Mas também tem se tornado cada vez mais comum grandes autoridades evangélicas defenderem com força os 10 mandamentos inclusive o sábado. gostaria de citar aqui comentários de líderes evangélicos respeitadíssimos .
“A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma” (Sal. 19:7). Haverá algo como uma lei perfeita? Tudo quanto procede de Deus é perfeito. A lei sobre a qual estamos tratando veio Dele. Ela se torna maculada em nossas mãos. Nós subtraímos dela e tentamos adicionar a ela, e desse modo torna-se menos do que perfeita. Num sentido muito real, a lei de Deus é a manifestação da natureza do Senhor. Não poderia ser imperfeita, como não é Ele”. – The Augsburg Sunday School Teacher (luterano), Vol. 63, no. 8, pág. 483.
.
O SÁBADO:
.
“Jesus disse: ‘O sábado foi feito por causa do homem’, e a inferência necessária é que desde o princípio o homem conhecia os usos primários do dia, e recebia os benefícios que tinha o objetivo de conceder. . . ." Antes da entrega da lei no Sinai a obrigação do sábado foi apreendida”. – J. J. Taylor (batista), págs. 20-24.
.
“Eu honestamente creio que este mandamento é exatamente tão obrigatório hoje como sempre o foi. Tenho conversado com pessoas que dizem ter sido ele abolido, mas nunca foram capazes de apontar a qualquer lugar na Bíblia onde Deus o repeliu. Quando Cristo esteve sobre a Terra, Ele nada fez para pô-lo de parte. Ele o libertou dos acréscimos que os escribas e fariseus lhe impuseram, colocando-o em seu devido lugar. O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado! É tão praticável e necessário para os homens hoje como sempre foi—de fato—mais do que nunca, porque vivemos numa época tão intensa.
.
“O sábado foi obrigatório no Éden, e tem estado em vigor desde então. Esse quarto mandamento principia com a palavra ‘lembra-te’ mostrando que já existia quando Deus redigiu Sua lei nas tábuas de pedra no Sinai. Como podem os homens alegar que esse mandamento foi eliminado quando admitem que os outros nove estão ainda em vigor?” – D. L. Moody, Weighed and Wanting (ed. 1898), págs. 46, 47.
.
“Se não tivéssemos qualquer outra regra além dessa de Gênesis 2:3, não haveria dificuldade em deduzir ser ela um preceito para a observância universal de um sábado ou sétimo dia, a ser dedicado a Deus como tempo sagrado, para todos daquela raça para a qual a terra e a sua natureza foram preparadas. Os primeiros homens devem tê-lo conhecido. As palavras ‘Ele o santificou’ não podem ter outro sentido. Ficariam sem nexo a menos que fizessem referência a alguns aos quais se requeria mantê-lo santo”. – John Peter Lange, A Commentary on the Holy Scriptures, sg., Gênesis 2:3, vol. 1, pág. 197.
.
De fontes Pentecostais:.
(1) O Que é a Lei de Deus? O Que São os Dez Mandamentos?
O Pr. Carlo Johansson, assembleiano, responde da seguinte maneira:
“A lei é a vontade de Deus, no Decálogo”.-- Síntese Bíblica do Velho Testamento, pág. 48.
Por sua vez,. Myer Pearlman, pentecostal, Lawrence Olson, que foi por muitos anos o orador do Programa de Rádio A Voz das Assembléias de Deus, assim se expressou:
“Os mandamentos representam e expressão decupla da vontade de Jeová e a norma pela qual governa os Seus súditos”. -- Através da Bíblia, pág. 27.
(2) Desde Quando Existem os Dez Mandamentos, a Lei de Deus?
Também da Assembléia de Deus, o Pr. Orlando Spencer Boyer, comentarista, escritor, pastor, professor e autor de muitos livros, registrou estas palavras sobre o Decálogo:
“Não se deve pensar que não existia nada destes mandamentos antes de Moisés. Foram escritos nas mentes e nas consciências dos homens desde o princípio”. -- Pequena Enciclopédia Bíblica, pág. 198.
(3) Precisamos de Outra Lei, Além do Decálogo, Para Nos Indicar o Que é o Pecado?
Quem responde muito bem a esta pergunta, também, é o Pr. Orlando S. Boyer, quando diz:
“Não há pecado que não é condenado por um dos Dez Mandamentos”. –Pequena Enciclopédia Bíblica, pág. 198.
(4) Existe a Lei Moral e a Lei Cerimonial?
Mais uma vez O Pr. Boyer nos apresenta aquilo que tem aprendido de Deus, em anos de estudo da Palavra:
“Algumas pessoas dão ênfase à distinção entre mandamentos ‘morais’ e mandamentos ‘cerimoniais’. As exigências ‘morais’ são aquelas que em si mesmas são justas e nunca podem ser revogadas. Ao contrário, as leis ‘cerimoniais’ são aquelas sobre observâncias, sobre o cumprimento de certos ritos, por exemplo: os mandamentos acerca dos holocaustos e o incenso. ... As leis ‘cerimoniais’ podem ser ab-rogadas na mudança de dispensação, mas não as leis ‘morais’. É certo que existe tal distinção”. -- Marcos: O Evangelho do Senhor, págs. 38 e 39.
E o Pr. Antonio Gilberto, também da Assembléia de Deus, confirma:
“A parte moral da lei é eterna e universal”. -- Manual da Escola Dominical, pág. 86.
E eis um comentário bíblico muito usado nos meios pentecostais, (CPAD—Casa Publicadora das Assembléias de Deus).
com sua definição clara também:
“Se Jesus não veio abolir a lei, todas as leis do AT ainda se aplicam a nós hoje? É preciso lembrar que havia três categorias de leis: a cerimonial, a civil e a moral.
(1) A lei cerimonial diz respeito especificamente à adoração por parte de Israel (levitico 1: 2, 3). Seu propósito primário era apontar adiante, para Cristo, portanto, não seria mais necessária depois da morte e ressurreição de Jesus. Mesmo não estando mais ligados à lei cerimonial, os princípios que constituem a base da adoração -- amar e adorar a Deus Santo -- ainda se aplicam. Jesus foi freqüentemente acusado pelos fariseus de violar a lei cerimonial.
(2) A lei civil se aplicava à vida cotidiana em Israel (Deuteronômio 24:10, 11). Pelo fato de a sociedade e a cultura modernas serem tão radicalmente diferentes das daquele tempo, esse código como um todo não pode ser seguido. Mas os princípios éticos contidos nos mandamentos são atemporais, e devem guiar nossa conduta. Jesus demonstrou estes princípios por meio de sua vida exemplar.
(3) A lei moral (como os Dez Mandamentos) é a ordem direta de Deus, exige uma obediência total (Exodo 20:13), pois revela sua natureza e vontade. Assim, ainda é aplicável em nossos dias. Jesus obedeceu completamente à lei moral”. -- Bíblia de Estudos Aplicação Pessoal, Almeida. (CPAD—Casa Publicadora das Assembléias de Deus).
(5) A que Tipo de Lei o Apóstolo Paulo Se Refere em Colossenses 2:16?
O Pr. Evangélico Myer Pearlman responde, apropriadamente, a esta questão, quando escreve:
“A sua relação com a lei cerimonial (vers. 15,16). As festas, os dias santos e outras observâncias cerimoniais judaicas não passam de símbolos e figuras representando Cristo. Agora, desde que Cristo cumpriu os símbolos, os mesmos tornam-se desnecessários”. -- Através da Bíblia, pág. 293.
(6) E o Sábado do Quarto Mandamento, Qual a Sua Origem?
Num livro preparado pela Casa Publicadora das Assembléias de Deus (CPAD), para tirar algumas dúvidas sobre certos assuntos, intitulado A Bíblia Responde, nós lemos esta declaração:
“O observador mais acurado vai perceber que o sábado não é um mandamento originado na lei mosaica (Gên. 2:3), ainda que mais tarde a ela incorporado”. -- A Bíblia Responde, pág. 123.
O Pr. Myer Pearlman, estudioso e dedicado, completa o que foi dito acima, da seguinte maneira:
“O Grande Arquiteto do Universo completou em seis dias Sua obra da criação, e descansou no sétimo dia. ... No sétimo dia Ele descansou, dando ao homem um exemplo, trabalhando seis dias e descansando no sétimo”. -- Através da Bíblia, págs. 14 e 15.
(7) Há Razões Para Descansarmos no Sábado?
O Pr. Harold J. Brokke é bastante enfático, e categórico, ao dar uma resposta a esta questão. Ele proclama “em alto e bom som”:
“É possível que alguém imagina que a transgressão desse quarto mandamento é menos grave do que a transgressão dos outros nove. A verdade, porém, é que quem se dispõe a transgredir o quarto mandamento já tem no coração a inclinação de transgredir um ou mais dos outros mandamentos. . . .
“Por que deve o homem guardar o sábado do Senhor? Porque é justo! Segue-se aqui o mesmo princípio de não furtar porque não é justo”. -- Op. Cit., págs. 58 e 59.
“Onde por acaso nos é dito nas Escrituras que devemos observar o primeiro dia? É-nos ordenado observar o sétimo dia; mas em parte alguma temos ordem de guardar o primeiro dia. . . . As razões de observarmos o primeiro dia como dia santificado em vez do sétimo dia é pela mesma razão que observamos muitas outras coisas, não por causa da Bíblia, mas porque a Igreja estabeleceu isso”. – Isaac Williams (anglicano), Plain Sermons on the Catechism, vol. 1, págs. 334, 336.
A posição de Wesley (fundador do metodismo) sobre a validade e vigência da lei divina foi assim por ele expressa:
“Mas, a lei moral, encerrada nos Dez Mandamentos e reforçada pelos profetas, Ele (Cristo) não a anulou. Sua vinda não teve por propósito revogar nenhuma parte da mesma. Esta é uma lei que nunca pode ser ab-rogada. . . . Cada parte desta lei tem que permanecer em vigor sobre toda a humanidade, por todas as idades, sem depender de tempo ou lugar, ou qualquer outras circunstâncias propensas à troca, senão da natureza de Deus e a natureza do homem, e sua insubstituível relação mútua”. – The Works of the Rev. John Wesley, A.M. (As obra do Rev. John Wesley, A.M.), Johnny Emory, ed. (New York: Eaton & Mains), Sermão 25, vol. 1. pág. 221
“Os DEZ MANDAMENTOS, sendo a lei fundamental e sumária de toda MORAL, permanecem firmes; baseiam-se na imutável natureza de Deus e nas relações permanentes do homem sobre a terra. . . . A LEI CERIMONIAL a que se refere a carta aos Hebreus 8:7, como o primeiro pacto, ela a declara como antiquada e prestes a perecer. . . . O Apóstolo não julgou necessário obrigar a ela os gentios, Atos 15:23-28. Tinha função transitória, apontando para Cristo, nosso sumo pontífice por meio de seu sacerdócio, de seus sacrifícios, de suas cerimônias e de seus símbolos”.—(Presbiteriano) John D. Davis, Dicionário da Bíblia, págs. 356 e 357
Nenhum comentário:
Postar um comentário