17 de jul. de 2016

Porque a Chuva Serôdia ainda não veio?

Quando se dará a chuva serôdia?
Como adventistas cremos que:
 “O derramamento do Espírito Santo no dia de Pentecostes foi a chuva têmpora; porém a chuva serôdia será mais copiosa”. Parábolas de Jesus, p. 121.
E que na chuva serôdia:
 “Servos de Deus, com o rosto iluminado e a resplandecer de santa consagração, apressar-se-ão de um lugar para outro para proclamar a mensagem do Céu. Por milhares de vozes em toda a extensão da Terra, será dada a advertência.” O Grande Conflito, p. 610.
“A igreja difundirá o conhecimento da salvação tão abundantemente, que a luz será comunicada a toda cidade e vila” Eventos Finais, Pág.179.
Na década de 1850 Ellen White relatou: “Perguntei a significação da sacudidura que eu vira, e foi-me mostrado que era determinada pelo testemunho direto contido no conselho da Testemunha Verdadeira à Igreja de Laodicéia. (Apoc, 3:14-22) Isso produzirá efeito no coração daquele que o receber, e o levará a empunhar o estandarte e propagar a verdade direta. Alguns não suportarão esse testemunho direto. Levantar-se-ão contra ele, e isto é o que determinará a sacudidura entre o povo de Deus.” Primeiros Escritos, pág. 270.
“Jesus Cristo é a Testemunha Verdadeira” Fundamentos da Educação Cristã, Pág. 308.
A Testemunha Verdadeira diz: “Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas”. Apocalipse, 3:18.
“O ouro aqui recomendado como tendo sido provado no fogo, é fé e amor. [...] Os vestidos brancos são a pureza de caráter, a justiça de Cristo comunicada ao pecador. [...] O colírio é aquela sabedoria e graça que nos habilitam a distinguir entre o mal e o bem, e perceber o pecado sob qualquer disfarce”. Testemunhos Seletos, v. 1 p. 477, 478.
... Os que professam guardar a lei de Deus, mas condescendem com o pecado no coração, são condenados pela Testemunha Verdadeira. Afirmam serem ricos no conhecimento da verdade; não estão, porém, em harmonia com os seus sagrados princípios. A verdade não santifica sua vida. A Palavra de Deus declara que o pretenso observador dos mandamentos cuja vida contradiz sua fé, é cego, miserável, pobre e nu. Fé e Obras, pág. 31.
“A figura de vomitar da Sua boca significa que Ele não pode oferecer a Deus as vossas orações ou expressões de amor. Não pode aprovar de forma alguma o vosso ensino de Sua Palavra ou o vosso trabalho espiritual. Não pode apresentar os vossos cultos religiosos com o pedido de que vos seja concedida graça”. Testemunhos Seletos, v 3 pág. 15.
“A mensagem a nós dada por meio de A. T. Jones e E. J. Waggoner é a mensagem de Deus à Igreja de Laodicéia e atinge a qualquer um que professe crer na verdade, mas ainda não reflete  aos outros os raios de luz procedentes de Deus.”  Anotações de Ellen G. White sobre 1888,  vol. 3, pág. 1052.
“Em Sua grande misericórdia, enviou o Senhor preciosa mensagem a Seu povo por intermédio dos Pastores Waggoner e Jones. Esta mensagem apresentava a justificação pela fé no Fiador; convidava o povo para receber a justiça de Cristo, que se manifesta na obediência a todos os mandamentos de Deus. [...] Esta é a mensagem que Deus manda proclamar ao mundo. É a terceira mensagem angélica que deve ser proclamada com alto clamor e regada com o derramamento de Seu Espírito Santo em grande medida”. Testemunhos para Ministros, p. 91,92.
“A mensagem da justiça de Cristo deve soar de um lado a outro da Terra, para preparar o caminho do Senhor. Essa é a glória de Deus que finaliza a obra do terceiro anjo.” Testemunhos Para a Igreja, v. 6, p. 19.
“O alto clamor do terceiro anjo já começou na revelação da justiça de Cristo, o Redentor que perdoa os pecados.  Esse é o começo da luz do anjo cuja glória encherá toda a Terra.” Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 363.
Obs. Se o alto clamor do terceiro anjo começou em1888, porque não vemos: “Servos de Deus, com o rosto iluminado e a resplandecer de santa consagração, apressar-se-ão de um lugar para outro para proclamar a mensagem do Céu. Por milhares de vozes em toda a extensão da Terra?”. O Grande Conflito, p. 610.
“Vi que o testemunho da Testemunha verdadeira não teve a metade da atenção que deveria ter. O solene testemunho de que depende o destino da igreja tem sido apreciado de modo leviano, se não desatendido de todo.” Primeiros Escritos, pág. 270.
“A indisposição de ceder a opiniões preconcebidas, e de aceitar essa verdade, estava à base de grande parte da oposição manifestada em Minneapolis contra a mensagem do Senhor através dos irmãos Waggoner e Jones. Excitando aquela oposição, Satanás teve êxito em afastar do povo, em grande medida, o poder especial do Espírito Santo que Deus anelava comunicar-lhes. Sofreu resistência a luz que deve iluminar toda a Terra com a sua glória, e pela ação de nossos próprios irmãos tem sido, em grande medida, conservada afastada do mundo.” Mensagens Escolhidas, v 1 p. 234 e 235.
“Quero falar advertindo aos que por anos têm resistido à luz e alimentado o espírito de oposição.  Por quanto tempo vocês odiarão e desprezarão os mensageiros da justiça de Deus? Deus lhes deu Sua mensagem. Eles têm a Palavra do Senhor. [...] Permitam-me profetizar-lhes: a não ser que imediatamente humilhem o coração diante de Deus e confessem seus pecados, que são muitos, tarde demais vocês verão que têm estado lutando contra Deus. [...] Continuai um pouco mais como tendes seguido, na rejeição da luz do Céu, e estareis perdidos”. Testemunhos Para Ministros, p. 96 e 97.

Alguns dias depois da assembleia da Associação Geral em Mineápolis em 1888 Ellen White escreveu:
“Não tem sido muito fácil para mim desde que sair da costa do pacifico. Nossa primeira reunião não foi parecida com nenhuma outra da Associação Geral a que já assisti. Meu testemunho foi ignorado, e jamais em minha experiência fui tratada como nessa assembleia”. Carta 7, 1888 - Materials, p. 186-189.
“Devo dizer-lhes claramente que a atitude adotada para comigo e para com o meu trabalho desde a assembleia da Associação Geral em Mineápolis – sua resistência á luz e ás advertências que Deus me comunicou – tornou meu trabalho cinquenta vezes mais pesado. Parece-me que vocês deixaram de lado a palavra do Senhor como indigna de nota”. Carta 1, 1890, em Materials, p. 659.
... Vi alguns voltar com alegria. Mas outros não permitirão que essa mensagem dada à igreja de Laodicéia exerça influência sobre eles. Continuarão a agir como antes, e da boca do Senhor serão vomitados. Somente aqueles que se arrependerem zelosamente receberão o favor de Deus. Testemunhos Para a Igreja, v 1, pág. 76.

Resumo:
1.            A mensagem a nós dada por meio de Jones e Waggoner é a mensagem de Deus à Igreja de Laodicéia.
2.            Esse é o começo da luz do anjo cuja glória encherá toda a Terra.
3.            Sofreu resistência a luz que deve iluminar toda a Terra com a sua glória.
4.            E pela ação de nossos próprios irmãos tem sido, em grande medida, conservada afastada do mundo.
5.            Satanás teve êxito em afastar do povo, em grande medida, o poder especial do Espírito Santo que Deus anelava comunicar-lhes.
6.            O testemunho da Testemunha verdadeira não teve a metade da atenção que deveria ter.
7.            O solene testemunho de que depende o destino da igreja tem sido apreciado de modo leviano, se não desatendido de todo.
8.            Continuai um pouco mais como tendes seguido, na rejeição da luz do Céu, e estareis perdidos.

Como adventistas cremos que: “Os áureos elos da verdade formam uma corrente de verdade” Fundamentos da Educação Cristã, p. 385.
E que: “O estudante da Palavra de Deus deve procurar compreender a relação que existe entre uma passagem e outra, até que a cadeia da verdade se revele a sua vista”. Fundamentos da Educação Cristã, p. 169.
“Toda ideia e declaração deve estar tão intimamente unidas como os elos de uma corrente”. Review and Herald, 6 de abril de 1886.
“Se um desses elos for defeituoso, a corrente será inútil”. Exaltai-o 347
Sabemos que A. T. Jones pregou 26 sermões, e E. J. Waggoner 13 sermões.
E que eles abordaram todos os pontos de nossa fé para mostrar a relação que eles têm com justificação pela fé. Qual ponto, especifico, sofreu resistência?
No endereço: https://distritodeandradina.wordpress.com/2010/11/21/posicao-oficial-da-i-a-s-d-quanto-a-natureza-humana-de-cristo/ Alberto timm disse: “A. T. Jones, em 1895 fez a primeira proposta pós- lapsariana e foi rejeitada”.
Concordamos com Timm que seis dos 26 sermões de A. T. Jones foi sobre a natureza caída do homem em Cristo, e como esta se relacionava com justificação pela fé.
Concordamos com Timm que a mensagem de A. T. Jones foi rejeitada.
Discordamos de Timm de que A. T. Jones tenha sido o primeiro adventista a ensinar essa ideia.
O Pr. Jean R. Zurcher, Ph. D. Presidente da Comissão de Pesquisa Bíblica da Divisão Euro-Africana da IASD – Secretário da Mesma Divisão; em seu livro, publicado originalmente pela Review and Herald Publishing Association sob o título “Touched With Our Feelings”, crônica cuidadosamente o histórico de dados, alcançado testemunho unânime de todas as testemunhas Adventistas Sétimo Dia, durante um período de mais de cem anos; que publicaram, em artigos e livros, as suas convicções de que Cristo veio a terra na natureza do homem decaído. Um total de 1200 vezes, até a década de 1950.
O primeiro foi Tiago White. Review and Herald de 16 de setembro de 1852. Ele disse: “Como Aarão e seus filhos, Ele [Jesus] tomou sobre Si carne e sangue, a semente de Abraão”.
O segundo personagem foi Ellen White em 1858. Ela disse: “Os anjos prostraram-se diante dEle. Ofereceram suas vidas. Jesus lhes disse que pela Sua morte salvaria a muitos; que a vida de um anjo não poderia pagar a dívida. Sua vida unicamente poderia ser aceita por Seu Pai como resgate pelo homem. [...] Que Ele tomaria a natureza decaída do homem, e Sua força não seria nem mesmo igual à deles.” Primeiros Escritos, p 150.
Note que foi o próprio Cristo que disse que tomaria a natureza decaída do homem.
No mesmo ano, em 1858 ela disse: “Satanás disse a seus anjos que, quando Jesus tomasse a natureza do homem decaído, poderia derrotá-Lo, e impedir a realização do plano da salvação.” Primeiros Escritos, p 152.
Quando então se dará a chuva serôdia?
“O povo de Deus não está preparado para o alto clamor do terceiro anjo.” Testimonies, vol. 1, pág. 486.
“O grande derramamento do Espírito de Deus, o qual ilumina a Terra toda com Sua glória, não há de ter lugar enquanto não tivermos um povo esclarecido, que conheça por experiência o que seja ser cooperador de Deus. [...] Isso não acontecerá enquanto a maior parte dos membros da igreja não forem cooperadores de Deus”. Serviço Cristão, pág. 253.
 “A grande questão que está tão próxima [o cumprimento da lei dominical] eliminará aqueles a quem Deus não designou, e Ele terá um ministério puro, leal, santificado e preparado para a chuva serôdia”. Mensagens Escolhidas, vol. 3, pág. 385.
As Escrituras ensinam que o papado deverá readquirir sua supremacia perdida, e que os fogos da perseguição serão reatados por meio das concessões oportunistas do chamado mundo protestante. Mensagens Escolhidas, vol. 2, pág. 367.
“O apóstolo Paulo declara que "todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições". II Tim. 3:12. Por que é, pois, que a perseguição, em grande parte, parece adormentada? A única razão é que a igreja se conformou com a norma do mundo e, portanto, não suscita oposição. A religião que em nosso tempo prevalece não é do caráter puro e santo que assinalou a fé cristã nos dias de Cristo e Seus apóstolos. [...] Haja um reavivamento da fé e poder da primitiva igreja, e o espírito de opressão reviverá, reacendendo-se os fogos da perseguição”. História da Redenção, Pág. 325.

Para refletir:
 “Estão os nossos vasos preparados para receber o orvalho celestial? Temos alguma contaminação e pecado no coração? Se é assim, purifiquemos o templo da alma e preparemo-nos para os aguaceiros da chuva serôdia. O refrigério pela presença do Senhor nunca virá a corações cheios de impureza.” Review and Herald, 21 de abril de 1891.

Nenhum comentário: