24 de set. de 2012

Ordem na Igreja

Os pastores devem ser amantes da ordem e praticantes da autodisciplina. Então poderão com êxito disciplinar a igreja de Deus e ensiná-la a trabalhar em harmonia, semelhante a uma companhia de soldados bem preparada. Evangelismo pág. 115. 
Se não virmos necessidade de ação harmoniosa, e formos desordenados, indisciplinados e desorganizados em nosso modo de agir, os anjos, que são totalmente organizados e se movem em perfeita ordem, não conseguem agir com sucesso em nosso favor. Eles se afastam entristecidos, pois não estão autorizados a abençoar confusão, desordem e desorganização. Todos os que desejarem a cooperação dos mensageiros celestiais, devem trabalhar em uníssono com eles. Os que possuem a unção do alto desejarão em todos os seus esforços estimular a ordem, a disciplina, a unidade de ação, e então os anjos de Deus podem cooperar com eles. Mas nunca, nunca esses mensageiros celestiais darão seu endosso à irregularidade, desorganização e desordem. A Igreja Remanescente pág. 24.
 Aqueles a quem fora entregue a responsabilidade da administração geral da igreja, não deveriam assenhorear-se da herança de Deus, mas, como sábios pastores, apascentar “o rebanho de Deus”, “servindo de exemplo ao rebanho”. Atos dos Apóstolos pág. 91.
 “Aquele que é Grande e Santo é um Deus zeloso, e deseja que os homens que levam a Sua verdade sejam santos. A santa lei anunciada por Deus do Sinai é parte de Si próprio, e somente homens santos que sejam seus estritos observadores honrá-Lo-ão ensinando-a a outros.” Primeiros Escritos, pág. 102
Todos deveriam ser ensinados a trajar-se com asseio e decência, sem, porém, se esmerarem no adorno exterior que é impróprio da casa de Deus. TS v 2 pág. 201.
Sendo possível, todos devem comparecer à hora marcada e, se houver retardatários que se atrasem um quarto de hora ou mais, cumpre não esperar por eles. Se houver apenas duas pessoas presentes, elas podem reivindicar a promessa. As reuniões devem, sendo possível, ser iniciadas na hora marcada, quer estejam presentes poucos ou muitos. TS v 1 pág. 273.
Deve-se tornar os cultos tão aprazíveis quanto possível. Os que prolongam esses cultos até torná-los cansativos, deixam errôneas impressões na mente dos jovens, levando-os a ligar a religião com o que é árido, não social e desinteressante. CPPE, pág. 502.
Quando orardes, sede breves ide diretamente ao ponto. Não pregueis um sermão ao Senhor em vossas longas orações... As orações feitas por pastores antes de seus sermões são muitas vezes longas e inadequadas. Abrangem toda uma série de necessidades que não têm relação com o momento ou com as carências do povo. Tais orações são apropriadas para nosso aposento particular, não para serem feitas em público. TS v 2 pág. 60.
Dos Seus servos hoje Deus requer destemor na pregação da Palavra e na exposição de seus preceitos. O ministro de Cristo não deve apresentar ao povo apenas as verdades mais agradáveis, retendo outras que lhes possam causar mágoa. AA, pág. 394.
Para a alma crente e humilde, a casa de Deus na Terra é como que a porta do Céu. Os cânticos de louvor, a oração, a palavra ministrada pelos embaixadores do Senhor, são os meios que Deus proveu para preparar um povo para a assembléia lá do alto, para aquela reunião sublime à qual coisa nenhuma que contamine poderá ser admitida. Testemunhos Seletos, vol. 2 pág.193
A igreja é o santuário da congregação. Devem existir aí regulamentos quanto ao tempo, lugar e maneira do culto. Nada do que é sagrado, nada do que está ligado ao culto divino, deve ser tratado com negligência ou indiferença... Quando os crentes entram na igreja, devem guardar a devida compostura e tomar silenciosamente seu lugar...
Conversas vulgares, cochichos e risos, não devem ser permitidos na igreja, nem antes nem depois das reuniões... Se faltarem alguns minutos para o começo do culto, os crentes devem entregar-se à devoção e meditação silenciosa, elevando a alma em oração a Deus para que o culto se torne para eles uma bênção especial, operando a convicção e conversão em outras almas. Devem lembrar-se de que estão presentes ali mensageiros do Céu.  TS v 2 pág. 194.
Ninguém vá à igreja para dormir. O sono é coisa que não deve manifestar-se na casa de Deus... Quando assim procedemos, privamo-nos da bênção que o Senhor nos destina. TS v 3 pág. 28.
O pastor deve entrar na casa de oração com uma compostura digna e solene. Chegado ao púlpito, deve inclinar-se em silenciosa oração e pedir fervorosamente a assistência de Deus... Cada um dos congregados deve de cabeça inclinada, associar-se ao pregador em silenciosa oração, e suplicar a Deus que abençoe a reunião pela Sua presença, imprimindo virtude à palavra ministrada por lábios humanos. Ao ser aberta a reunião com oração, cada qual deve ajoelhar-se na presença do Altíssimo e elevar o coração a Deus em silenciosa devoção...  Quando a Palavra é exposta, deveis lembrar-vos, irmãos, de que é a voz de Deus que vos está falando por meio de Seu servo. Escutai com atenção. TS v 2 pág. 195.
Tanto no culto público como no particular é nosso dever prostrar-nos de joelhos diante de Deus quando Lhe dirigimos nossas petições. Este procedimento mostra nossa dependência de Deus. ME v 2 p. 312.
E quando vos reunis para adorar a Deus, não deixeis de vos prostrar de joelhos diante dEle. Que esta ação testifique de que toda a alma, e corpo e espírito estão em sujeição ao Espírito de verdade. ME v 2 p. 314.
Ao ser pronunciada a bênção, todos devem conservar-se quietos, como temendo ficar privados da paz de Cristo. Saiam então todos sem se atropelar e evitando falar em voz alta, portando-se como na presença de Deus e lembrando-se de que Seus olhos repousam sobre todos. Ninguém deve deter-se nos corredores para encontros e tagarelice, impedindo a passagem aos outros que buscam a saída. Os arredores imediatos da casa de oração devem caracterizar-se por uma grave solenidade, evitando os crentes o fazer deles lugar de encontro com os amigos, a fim de trocarem frases banais ou tratarem de negócios. Tais coisas não convêm na casa de Deus. TS v 2 pág. 196.

A pregação nas reuniões de sábado em geral deve ser breve... Um resumido estudo bíblico, que seja interessante, será às vezes de maior proveito do que um sermão. TS v 3 pág. 27.
Fazei com que os ouvintes compreendam que não efetuais reuniões aos domingos à noite a fim de atrair-lhes os sentidos com música e outras coisas, mas para pregar a verdade em toda a sua solenidade, para que ela lhes soe como uma advertência, despertando-os de seu sono profundo de condescendência consigo mesmos. É a verdade nua que, qual aguda espada de dois gumes, corta de ambos os lados. Ev 148.
As reuniões de oração devem ser as mais interessantes que se realizem... Precisamos buscar sabedoria de Deus, e fazer planos para dirigir essas reuniões de maneira a torná-las interessantes e atrativas... Longas e fastidiosas palestras e orações são inadequadas em qualquer parte, e especialmente na reunião de oração. Os que são desinibidos e sempre prontos a falar, tomam a liberdade de sacrificar o testemunho dos tímidos e retraídos. Os mais superficiais têm, geralmente, mais a dizer. Longas e mecânicas são suas orações. Fatigam os anjos e os que os escutam. Nossas orações devem ser breves e diretas. Que as longas e enfadonhas petições fiquem para nosso aposento particular, caso alguém queira fazer alguma dessa espécie. TS v 1 pág. 457.
Temo que haja alguns que não levam suas dificuldades a Deus em orações particulares, reservando-as para as reuniões de oração, e ali querem compensar suas orações de vários dias. Esses podem ser considerados destruidores das reuniões de testemunhos e oração. TS v 1 pág. 274.

Alguns pensam que não é necessário observar a ordem no culto de Deus. Mas eu vi tal coisa é perigoso. Eu vi que a confusão desagrada a Deus, e deve haver ordem na oração e no canto... Quando pessoas objeto de nossas orações estão longe, a Câmara Secreta é o lugar onde podemos interceder junto Deus em seu favor. Quando estamos na casa de Deus, oramos por uma bênção para esse momento e esperar que Deus irá responder nossas orações. Estas reuniões serão interessantes e animadas. Testemunhos Para a Igreja v 1 pág. 76.
Deve fazer-se na igreja uma obra bem organizada para que seus membros saibam como comunicar a luz a outros e assim fortalecer a própria fé e aumentar o seu conhecimento; a igreja que trabalha é igreja viva. TS v 2 pág. 68
Em todas as igrejas os membros devem ser adestrados de maneira tal que dediquem tempo para ganhar alma para cristo. Como poderá ser dito da igreja: vós sois a luz do mundo a menos que seus membros estejam realmente transmitindo luz?. Despertem e compreendam seu dever os que estão encarregados do rebanho de Cristo e ponha-os a trabalhar. TS v 2 pág. 69


Nenhum comentário: