7 de fev. de 2009

A natureza humana

Para conferir os textos biblicos visite Biblia online

Deus fez o homem a sua imagem, e semelhança. Gênesis 1:26.
Formou o homem do pó da terra soprou nas narinas o fôlego da vida. Gênesis 2:7.
Não era bom que o homem estivesse só, Deus fez uma mulher para ele. Gênesis 2:18.
De uma das suas costelas Deus fez a mulher. Gênesis 2:21.
Deus criou o homem e a mulher a sua imagem. Gênesis 1:27.
Foram criados pouco menor que os anjos. Hebreus 2:6,7.
Sua vida ou sua morte eram condicionais. Gênesis 2:15-17.
Pois imortalidade só existe em Deus. I Timóteo 6:16.
Ao escolher o pecado, eles escolheram a morte. Gênesis 3:6, 17-19.
O mundo foi amaldiçoado e ficou sujeita à depravação. Genesis 3:17-19; Romanos 8:20-22
Em Adão todos morrem "inclusive os animais e as plantas" 1 Coríntios 15:22.
Já nascemos num mundo de pecado. Salmo 51:5.
Ser concebido, e nascer não é pecado. Genesis 1:28.
O pecado não passa de pai para filho. Ezequiel 18:20; Romanos 14:12.
As crianças não sabem distinguir entre o bem e o mal. Deuteronômio 1:39
Delas é o reino dos céus. Mateus 19:14.
Cristo compara a conversão com o ser criança; sem a qual não se entra no céu. Mateus 18:3. "
"É unicamente por meio de torturante esforço de nossa parte que nos tornaremos altruístas, modestos, semelhantes a crianças, dóceis, mansos e humildes de coração, como nosso divino Senhor. Temos de erguer nosso coração e espírito a um alto ponto de educação nas coisas espirituais e celestes; Este mundo não é o Céu, mas sim a oficina de Deus, a fim de preparar-se o Seu povo para um paraíso puro e santo". Para Conhecê-lo pág. 186.
Os que se sujeitam a Deus são habilitadas Para exercer o domínio próprio. (Filhos e filhas de Deus, pág. 128)  Gênesis 4:7.
A única definição de pecado é a transgressão da lei. (Fé e Obras p, 56); Romanos 7:7; I João 3:4.
Quem comete pecado fica escravo do pecado, e condenado a segunda morte. João 8:34; Romanos 7;11,24.
O escravo reconhece que a lei de Deus é boa, mas não consegue guardá-la. Romanos 7:12-17.
Para ficar livres necessita-se de Jesus. João 8:32,36.
Cristo nos livra: (1) da condenação, (2) da lei do pecado, e (3) da segunda morte. Romanos 8:1,2.
Libertos do pecado, devemos praticar a justiça, a santificação. Romanos 6:20,22.
Quem está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram. II Coríntios 5:17
O Espírito torna o crente participante da natureza divina livrando-o das paixões que ha no mundo. (DTN. p 671; II Pedro 1:4.)
Todo aquele que permanece nele não vive pecando. I João 3:6,9.



Nota: Por nascermos num mundo pecaminoso, estamos condenados a primeira morte. (1 Coríntios 15:22). Por transgredir a lei estamos condenados a  segunda morte. Apocalipse 20:6;21:8.
Cristo disse: "quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida" João 5:24.
Passou de qual morte? Primeira, ou segunda? Segunda!
Cristo disse: "se alguém guardar a minha palavra, não verá a morte, eternamente" João 8:51.
Não verá qual morte? Primeira ou segunda? Segunda!
Cristo disse: "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá" João 11:25.
Ainda que morra qual morte? primeira, ou segunda? Primeira!



"O salário do pecado é a morte; mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor." Rom. 6:23. Ao passo que a vida é a herança dos justos, a morte é a porção dos ímpios. Moisés declarou a Israel: "Hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal." Deut. 30:15. A morte a que se faz referência nestas passagens, não é a que foi pronunciada sobre Adão, pois a humanidade toda sofre a pena de sua transgressão. É a "segunda morte" que se põe em contraste com a vida eterna. Em conseqüência do pecado de Adão, a morte (primeira) passou a toda a raça humana. Todos semelhantemente descem ao sepulcro. E, pelas providências do plano da salvação, todos devem ressurgir da sepultura. "Há de haver ressurreição de mortos, assim dos justos como dos injustos" (Atos 24:15); "assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo." I Cor. 15:22. Uma distinção, porém, se faz entre as duas classes que ressuscitam. "Todos os que estão nos sepulcros ouvirão a Sua voz. E os que fizeram o bem, sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação." João 5:28 e 29. Os que foram "tidos por dignos" da ressurreição da vida, são "bem-aventurados e santos". "Sobre estes não tem poder a segunda morte." Apoc. 20:6. Os que,porém,não alcançaram o perdão,mediante o arrependimento e a fé, devem receber a pena da transgressão: "o salário do pecado". Sofrem castigo, que varia em duração e intensidade, "segundo suas obras", mas que finalmente termina com a segunda morte. Visto ser impossível para Deus, de modo coerente com a Sua justiça e misericórdia salvar o pecador em seus pecados, Ele o despoja da existência, que perdeu por suas transgressões, e da qual se mostrou indigno. O Grande Conflito, pág. 544.

Quando Adão pecou, ele trouxe dois tipos de mortes para o planeta, a primeira e a segunda.
Pela a segunda morte a pena foi paga por Jesus Cristo. "Adão Sinceramente se arrependeu de seu pecado, confiando nos méritos do Salvador prometido, e morreu (primeira morte) na esperança de uma ressurreição". O Grande Conflito, pág. 647.
Adão havia compreendido que a pena da segunda morte tinha sido pago. Mas a maldição e as consequências reais que o pecado trouxe incluindo a primeira morte permaneceram. 

Qualquer que tropeça em um só ponto da lei, se torna culpado. (Tiago 2:10). Quando a pessoa aceita a Cristo como seu salvador não há mais nenhuma condenação, (Rom. 8:1) mesmo assim ela ainda é punida com a primeira morte.

"Os que põem em Cristo a confiança não devem ficar escravizados por nenhuma tendência ou hábito hereditário, ou cultivado. Em lugar de ficar subjugados em servidão à natureza inferior, devem reger todo apetite e paixão. Deus não nos  deixou lutar com o mal em nossa própria, limitada força. Sejam quais forem nossas tendências herdadas ou cultivadas para o erro, podemos vencer, mediante o poder que Ele nos está disposto a comunicar." (A Ciência do bom viver pág. 175)

"O novo nascimento consiste em ter novos intuitos, novos gostos, novas tendências. Os que, pelo Espírito Santo, são gerados para uma nova vida, tornaram-se participantes da natureza divina, e em todos os seus hábitos e práticas evidenciarão sua relação com Cristo. (Maranata o senhor vem M M 1977 pág. 235)

"Ser cristão quer dizer ser semelhante a Cristo. Quer dizer seguir a Cristo através de renúncias, erguendo bem alto o Seu pendão de amor, honrando-O mediante palavras e atos abnegados. Na vida do cristão verdadeiro não existe coisa alguma do próprio eu - o eu está morto. Não houve egoísmo na vida que Cristo viveu quando na Terra. Arcando com a nossa natureza, viveu vida inteiramente dedicada ao bem de outros. Na palavra e nos atos devem os seguidores de Cristo ser puros e verdadeiros. Neste mundo - mundo de iniqüidade e corrupção - devem os cristãos revelar os atributos de Cristo. Tudo que fazem e dizem deve estar livre de egoísmo." ( Nos lugares celestiais M M 1968 pág. 57)

"A vida que Cristo viveu neste mundo podem também viver os homens e mulheres, por meio do Seu poder e sob Suas instruções. Em seu conflito com Satanás podem eles receber todo auxílio que Cristo tinha. Poderão ser mais do que vencedores por Aquele que os amou e por eles Se entregou." (Testemunhos Seletos vol. III pág.291)

"É por meio do Espírito que o coração é purificado. Por Ele torna-se o crente participante da natureza divina. Cristo deu Seu Espírito como um poder divino para vencer toda tendência hereditária e cultivada para o mal, e gravar Seu próprio caráter em Sua igreja." (O Desejado de todas as nações pág.671)


Nenhum comentário: