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Deus disse a Moisés para fazer o
santuário, um modelo daquele que Deus lhe mostraria. Êxodo 25:8,9. Moisés o
construiu.Atos 7:44.
E tudo fez Moisés segundo o SENHOR lhe havia ordenado; assim o fez. No primeiro mês do segundo ano, no primeiro dia do mês, se levantou o Santuário, e pôs as suas bases, e armou as suas tábuas, e meteu, nele, as suas vergas, e levantou as suas colunas; estendeu a cobertura sobre o Santuário, segundo o SENHOR lhe ordenara.Tomou a lei com os dez mandamentos, e pôs na arca, e meteu os varais na arca, e pôs a tampa
(chamada propiciatório), em cima da arca. Introduziu a arca no santíssimo, e pendurou a cortina entre o Lugar Santo e o Lugar Santíssimo para que ninguém pudesse ver a arca, segundo o SENHOR lhe ordenara. Pôs a mesa na tenda da congregação, ao lado norte do Santuário, fora da cortina, e sobre ela pôs em ordem os pães da proposição, segundo o SENHOR lhe ordenara. Pôs também no lugar santo, o candelabro defronte da mesa, ao lado sul do Santuário, e preparou as lâmpadas, segundo o SENHOR lhe ordenara. Pôs o altar de ouro na tenda da congregação, diante do véu, e acendeu sobre ele o incenso aromático, segundo o SENHOR lhe ordenara. Pendurou também a cortina na porta do Santuário, pôs o altar do holocausto à porta do Santuário e Arão ofereceu sobre ele holocausto e oferta de cereais, segundo o SENHOR ordenara a Moisés. Pôs a bacia entre a tenda da congregação e o altar e a encheu de água, para se lavar. Nela, Moisés, Arão e seus filhos lavavam as mãos e os pés, quando entravam na tenda da congregação e quando se chegavam ao altar, segundo o SENHOR ordenara a Moisés. construiu também o pátio ao redor do Santuário e do altar e pendurou uma cortina na porta do pátio. Assim Moisés acabou a obra. Êxodo 40:16-33
O lugar santo, era de 40 côvados. I Reis 6:17. O lugar santíssimo era de 20 côvados. I Reis 6:20
E tudo fez Moisés segundo o SENHOR lhe havia ordenado; assim o fez. No primeiro mês do segundo ano, no primeiro dia do mês, se levantou o Santuário, e pôs as suas bases, e armou as suas tábuas, e meteu, nele, as suas vergas, e levantou as suas colunas; estendeu a cobertura sobre o Santuário, segundo o SENHOR lhe ordenara.Tomou a lei com os dez mandamentos, e pôs na arca, e meteu os varais na arca, e pôs a tampa
(chamada propiciatório), em cima da arca. Introduziu a arca no santíssimo, e pendurou a cortina entre o Lugar Santo e o Lugar Santíssimo para que ninguém pudesse ver a arca, segundo o SENHOR lhe ordenara. Pôs a mesa na tenda da congregação, ao lado norte do Santuário, fora da cortina, e sobre ela pôs em ordem os pães da proposição, segundo o SENHOR lhe ordenara. Pôs também no lugar santo, o candelabro defronte da mesa, ao lado sul do Santuário, e preparou as lâmpadas, segundo o SENHOR lhe ordenara. Pôs o altar de ouro na tenda da congregação, diante do véu, e acendeu sobre ele o incenso aromático, segundo o SENHOR lhe ordenara. Pendurou também a cortina na porta do Santuário, pôs o altar do holocausto à porta do Santuário e Arão ofereceu sobre ele holocausto e oferta de cereais, segundo o SENHOR ordenara a Moisés. Pôs a bacia entre a tenda da congregação e o altar e a encheu de água, para se lavar. Nela, Moisés, Arão e seus filhos lavavam as mãos e os pés, quando entravam na tenda da congregação e quando se chegavam ao altar, segundo o SENHOR ordenara a Moisés. construiu também o pátio ao redor do Santuário e do altar e pendurou uma cortina na porta do pátio. Assim Moisés acabou a obra. Êxodo 40:16-33
O lugar santo, era de 40 côvados. I Reis 6:17. O lugar santíssimo era de 20 côvados. I Reis 6:20
No primeiro compartimento o serviço era continuamente ou seja
todos os dias; no segundo compartimento entrava o sumo sacerdote apenas uma vez
no ano.Hebreus 9:6,7
Ali as cerimônias, eram apenas figuras, e parábolas das coisas celestes. Hebreus 9:9,10,23
Quando Cristo foi ao céu tornou-se ministro no santuário celestial. Hebreus 8:1,2
Cristo foi visto por João ministrando no lugar santo do santuário celeste. Apocalipse 1:12,13.
para comparecer por nós diante de Deus.Hebreus 9:24 .
Está a direita de Deus e intercede por nós. Romanos 8:34.
Temos um sumo sacerdote que se compadece de nossas fraquezas, pois ele foi tentado em todas as coisas a nossa semelhança, mas sem pecado. Portanto podemos chegar a ele com toda confiança. Hebreus 4:14-16.
Convinha um sacerdote como este que não tem necessidade de oferecer todos os dias sacrifícios por seus próprios pecados e pelos do povo, porque fez isso uma vez por todas quando a si mesmo se ofereceu .Hebreus 7:26,27
No santuário terrestre as cerimônias eram da seguinte maneira: quando alguém transgredia algum dos mandamentos levava um cordeiro sem defeito como oferta pelo pecado, a pessoa confessava o pecado que cometeu e o sacerdote fazia expiação pelo pecado e lhe era perdoado. Levitico 5:17,18. O sangue da oferta pelo pecado era aplicado de duas formas: Se fosse levado para o lugar santo, era aspergido diante do véu interno, colocado nos cantos do altar de incenso e todo o restante do sangue derramado à base do altar do holocausto, que estava à porta da tenda da congregação.. Levitico 4:17,18. Se fosse a outra forma era colocada nos cantos e na base do altar de holocaustos no pátio. Levitico 4:25,30. Neste caso o sacerdote comia parte da carne. Levitico 6:25,26,30.
Em ambos os casos os participantes entediam que seus pecados eram transferidos ao santuário e seu sacerdócio.
A purificação do santuário requeria dois bodes um para o senhor e o outro para azazel (do hebraico) ou emissário. Ao sacrificar o bode do senhor o sumo sacerdote efetuava expiação pelo santuário, pela tenda da congregação, pelo altar, pelo sacerdote e por todo povo. Levitico 16:7-9, 33.
Tomando o sangue do bode o sumo sacerdote aplicava sobre a tampa da arca da aliança a fim de satisfazer as exigências da lei de Deus. Levitico 16:15,16.
Era necessário, portanto, que as figuras das coisas que se acham nos céus se purificassem com tais sacrifícios, mas as próprias coisas celestiais, com sacrifícios a eles superiores. Hebreus 9:23.
O exame cuidadoso de Levitico 16 revela que azazel ou emissário representa satanás. E não a Cristo como, alguns têm imaginado. Os argumentos que apóiam esta interpretação são:
(1) o bode emissário não era morto como sacrifício V.10,21. E assim não podia ser usado como um meio para trazer o perdão, uma vez que Hebreus 9:22 diz: Sem derramamento de sangue não há remissão de pecados.
(2) o santuário era inteiramente purificado pelo bode do Senhor antes que o bode emissário fosse introduzido no ritual. Levitico 16:20.
(3) A passagem trata do bode emissário como um ser pessoal que é oposto a Deus. V. 8. Portanto é mais coerente ver o bode do senhor como símbolo de Cristo. Hebreus 10:10. e o bode emissário como símbolo de satanás.
"O próprio Deus deu a Moisés o plano daquela estrutura, com instruções específicas quanto ao seu tamanho e forma, materiais a serem empregados, e cada peça que fazia parte do aparelhamento que deveria a mesma conter...uma representação em miniatura do templo celestial, onde Cristo, nosso grande Sumo Sacerdote, depois de oferecer Sua vida em sacrifício, ministraria em prol do pecador." ( Patriarcas e profetas pág. 343).
Ali as cerimônias, eram apenas figuras, e parábolas das coisas celestes. Hebreus 9:9,10,23
Quando Cristo foi ao céu tornou-se ministro no santuário celestial. Hebreus 8:1,2
Cristo foi visto por João ministrando no lugar santo do santuário celeste. Apocalipse 1:12,13.
para comparecer por nós diante de Deus.Hebreus 9:24 .
Está a direita de Deus e intercede por nós. Romanos 8:34.
Temos um sumo sacerdote que se compadece de nossas fraquezas, pois ele foi tentado em todas as coisas a nossa semelhança, mas sem pecado. Portanto podemos chegar a ele com toda confiança. Hebreus 4:14-16.
Convinha um sacerdote como este que não tem necessidade de oferecer todos os dias sacrifícios por seus próprios pecados e pelos do povo, porque fez isso uma vez por todas quando a si mesmo se ofereceu .Hebreus 7:26,27
No santuário terrestre as cerimônias eram da seguinte maneira: quando alguém transgredia algum dos mandamentos levava um cordeiro sem defeito como oferta pelo pecado, a pessoa confessava o pecado que cometeu e o sacerdote fazia expiação pelo pecado e lhe era perdoado. Levitico 5:17,18. O sangue da oferta pelo pecado era aplicado de duas formas: Se fosse levado para o lugar santo, era aspergido diante do véu interno, colocado nos cantos do altar de incenso e todo o restante do sangue derramado à base do altar do holocausto, que estava à porta da tenda da congregação.. Levitico 4:17,18. Se fosse a outra forma era colocada nos cantos e na base do altar de holocaustos no pátio. Levitico 4:25,30. Neste caso o sacerdote comia parte da carne. Levitico 6:25,26,30.
Em ambos os casos os participantes entediam que seus pecados eram transferidos ao santuário e seu sacerdócio.
A purificação do santuário requeria dois bodes um para o senhor e o outro para azazel (do hebraico) ou emissário. Ao sacrificar o bode do senhor o sumo sacerdote efetuava expiação pelo santuário, pela tenda da congregação, pelo altar, pelo sacerdote e por todo povo. Levitico 16:7-9, 33.
Tomando o sangue do bode o sumo sacerdote aplicava sobre a tampa da arca da aliança a fim de satisfazer as exigências da lei de Deus. Levitico 16:15,16.
Era necessário, portanto, que as figuras das coisas que se acham nos céus se purificassem com tais sacrifícios, mas as próprias coisas celestiais, com sacrifícios a eles superiores. Hebreus 9:23.
O exame cuidadoso de Levitico 16 revela que azazel ou emissário representa satanás. E não a Cristo como, alguns têm imaginado. Os argumentos que apóiam esta interpretação são:
(1) o bode emissário não era morto como sacrifício V.10,21. E assim não podia ser usado como um meio para trazer o perdão, uma vez que Hebreus 9:22 diz: Sem derramamento de sangue não há remissão de pecados.
(2) o santuário era inteiramente purificado pelo bode do Senhor antes que o bode emissário fosse introduzido no ritual. Levitico 16:20.
(3) A passagem trata do bode emissário como um ser pessoal que é oposto a Deus. V. 8. Portanto é mais coerente ver o bode do senhor como símbolo de Cristo. Hebreus 10:10. e o bode emissário como símbolo de satanás.
"O próprio Deus deu a Moisés o plano daquela estrutura, com instruções específicas quanto ao seu tamanho e forma, materiais a serem empregados, e cada peça que fazia parte do aparelhamento que deveria a mesma conter...uma representação em miniatura do templo celestial, onde Cristo, nosso grande Sumo Sacerdote, depois de oferecer Sua vida em sacrifício, ministraria em prol do pecador." ( Patriarcas e profetas pág. 343).
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