29 de mai. de 2008

O sábado


Para conferir os textos visite Bíblia online

A bíblia afirma que Jesus é o criador de todas as coisas. Colossences 1:16.
Ao criar o mundo ele separou o sétimo dia como santo e abençoado. Gênesis 2:3.
Na qualidade de criador Jesus é senhor também do sábado. Marcos 2:28.
Ele disse que o sábado foi feito por causa da humanidade. Marcos 2:27.
Pela fé aceitamos o relato da criação como sendo literal. Hebreus 11:3. 4:4.
E aceitamos a santidade do sábado.
Após tirar o povo do Egito o SENHOR lhes deu o sábado como um teste, para ver se obedeceriam a sua lei ou não. Êxodo 16:4,5,19-30.
Dois meses depois Deus lhes deu os dez mandamentos escritos pelo seu próprio dedo. Êxodo 31:18.
O quarto mandamento diz: lembra-te do dia de sábado para o santificar, seis dias trabalharas, mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus, não farás nenhum trabalho, nem tu, nem teus filhos, nem, teus servos, nem o estrangeiro das tuas portas para dentro, porque em seis dias fez o SENHOR o céu a terra o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia o SENHOR o abençoou e o santificou. Êxodo 20:8-11.
Guardar os mandamentos é um dever de toda humanidade. Eclesiastes 12:13.
Jesus os guardou. João 15:10. E disse que é mais fácil passar o céu ou a terra do que passar um i ou til da lei. Mateus 5:18.
Quem tropeçar em um só mandamento Faz-se culpado de todos. Tiago 2:10,11.
Aqueles que guardam o sábado agradam ao SENHOR. Isaías 56:2,4.
O sábado é o dia de reunião e de adoração. Levítico 23:3.
O sábado é dia de ler a lei e as profecias. Atos 13:14,15.
Comprar ou vender no sábado é profaná-lo. Neemias 13:15-17.
Jesus disse que os assuntos emergenciais podem ser tratados no sábado. Lucas 6:1-5.
A pergunta de Jesus aos interpretes da lei deixa claro que a lei não proíbe curar no sábado. Lucas 14:3,4. Deus ungiu a Jesus com Espírito santo e com poder, o qual andou por toda a parte fazendo o bem e curando a todos porque Deus era com ele. Atos 10:38. Por isso ao curar alguém no sábado ele disse: Eu e meu pai trabalhamos até agora. João 5:17.
As mulheres que seguiam a Jesus, após a sua morte guardaram o sábado conforme o mandamento. Lucas 23:54-56.
Paulo era fabricante de tendas mas aos sábados ele ia a sinagoga persuadir judeus e gregos. Atos 18:1-4.
O ultimo livro da bíblia menciona o dia do SENHOR. Apocalipse 1:10. De acordo com a bíblia o dia do SENHOR é o sábado. Êxodo 20:10. Deus o chama de meu santo dia. Isaías 58:13.
Portanto resta um dia de descanso para o povo de Deus, pois aquele que isto fez, descansou das suas obras como Deus das suas. Hebreus 4:4,9,10.

"Na sexta-feira deverá ficar terminada a preparação para o sábado. Tende o cuidado de pôr toda a roupa em ordem e deixar cozido o que houver para cozer. Escovai os sapatos e tomai vosso banho. É possível deixar tudo preparado, se tomar isto como regra. O sábado não deve ser empregado em consertar roupa, cozer o alimento, nem em divertimentos ou quaisquer outras ocupações mundanas. ... Há ainda outro ponto a que devemos dar a nossa atenção no dia da preparação. Nesse dia todas as divergências existentes entre irmãos, tanto na família como na igreja, devem ser removidas. Afaste-se da alma toda amargura, ira ou ressentimento". (Testemunhos Seletos vol. 3 pág. 22).
"Antes de começar o sábado, tanto a mente como o físico devem desembaraçar-se de todos os negócios seculares. ... Não deveis perder as preciosas horas do sábado, levantando-vos tarde. No sábado a família deve levantar-se cedo. Despertando tarde, é fácil atrapalhar-se com a refeição matinal e a preparação para a Escola Sabatina. Disso resulta pressa, impaciência e precipitação, dando lugar a que a família se possua de sentimentos impróprios desse dia. Sendo profanado, o sábado torna-se um fardo, e sua aproximação será para ela antes motivo de desagrado do que de regozijo". (Testemunhos Seletos vol. 3 pág. 23).
"Embora deva a gente abster-se de cozinhar aos sábados, não é necessário ingerir a comida fria. Em dias frios, convém aquecer o alimento preparado no dia anterior. As refeições, posto que simples, devem ser apetitosas e atraentes. Trate-se de arranjar qualquer prato especial, que a família não costuma comer todos os dias". (Testemunhos Seletos vol 3 pág. 24).
"De conformidade com a luz que o Senhor nos tem concedido em relação com a observância do sábado, devemos ser mais escrupulosos quanto a viagens nesse dia, por terra ou mar. A esse respeito devemos dar às crianças e jovens bom exemplo. Para ir à igreja, que requer a nossa cooperação ou à qual devemos transmitir a mensagem que Deus lhe destina, pode tornar-se necessário viajar no sábado; Quando empreendermos viagem, devemos esforçar-nos o mais possível por evitar que o dia da chegada ao destino coincida com o sábado. Quando obrigados a viajar no sábado, cumpre evitarmos a companhia dos que procuram atrair-nos a atenção para as coisas seculares. Devemos ter a mente concentrada em Deus e com Ele entreter comunhão. Sempre que se nos ofereça a oportunidade, falemos com outros acerca da verdade. Cumpre-nos em todo tempo estar dispostos a aliviar sofrimentos e ajudar os que sofrem necessidades. Nesses casos Deus requer de nós que façamos uso legítimo do conhecimento e sabedoria que nos deu. Não devemos, entretanto, falar acerca de negócios nem iniciar qualquer conversação mundana. Em todo tempo e em qualquer lugar Deus quer que Lhe testemunhemos nossa fidelidade, honrando Seu sábado". ( Testemunhos Seletos vol. 3 pág. 26).
"Não raro são os médicos chamados no sábado para acudir a enfermos, sendo-lhes impossível tomar tempo para repouso e devoção. O Salvador nos mostrou por Seu exemplo que é correto aliviar o sofrimento neste dia; mas médicos e enfermeiros não devem fazer trabalho desnecessário. Tratamentos comuns, e operações que podem esperar, devem ser deixados para o dia seguinte". ( Medicina e Salvação pág. 214).
"Não deve viajar no sábado, salvo quando haja real sofrimento a ser aliviado. Quando este é o caso, não é profanação do sábado viajar o médico nesse dia; mas os casos ordinários devem ser adiados". ( Medicina e Salvação pág. 215).

NOTA: Havia outros sábados, nestes haviam sacrifícios de: novilhos, carneiros, bodes e cordeiros; comidas, bebidas e diversas abluções. Levitico 16:3-34. Estes eram sombras do que havia de vir. Colossenses 2:16,17.
Para maiores esclarecimentos Ver a crença "Os santuários celeste e terrestre"

Nenhum comentário: