27 de mai. de 2008

Morte e Ressurreição

Para conferir os textos visite Bíblia online



Deus formou o homem do pó da terra soprou nas narinas o fôlego da vida, e ele passou a ser alma vivente Gênesis 2:7.
De uma das suas costelas Deus fez a mulher. Gênesis 2:21.
Deus criou o homem e a mulher a sua imagem. Gênesis 1:27.
Suas vidas ou suas mortes eram condicionais. Gênesis 2:15-17.
Pois imortalidade só existe em Deus. I Timóteo 6:16.
Eles escolheram a morte. Gênesis 3:1-6.
A morte passou a todos. “inclusive aos animais e a vegetação” Romanos 5:17; 8:20-22.

Nota: Por nascermos num mundo pecaminoso, estamos condenados a primeira morte. (1 Coríntios 15:22). Por transgredir a lei estamos condenados a segunda morte. Apocalipse 20:6;21:8.
Cristo disse: "quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida" João 5:24.
 Passou de qual morte? primeira ou segunda? segunda!
 Cristo disse: "se alguém guardar a minha palavra, não verá a morte, eternamente" João 8:51.
 Não verá qual morte? primeira ou segunda? segunda!
 Cristo disse: "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá" João 11:25.
 Ainda que morra qual morte? primeira ou segunda? primeira!
 Quando a pessoa aceita a Cristo como seu salvador não há mais nenhuma condenação (Rom. 8:1), mesmo assim ela ainda é punida com a primeira morte.
A primeira morte a bíblia chama sono. João 11:11.
Quando ela acontece o corpo volta ao pó como era e o fôlego de vida volta a Deus que o deu Eclesiastes 12:7.
Ao separar o fôlego do corpo, perecem todos os desígnios. Salmos 146:4.
Os mortos não sabem de coisa alguma, nem tem participação em nada do que se faz de baixo do sol. Eclesiastes 9:5,6.
Mas haverá ressurreição, tanto de justos como de injustos. Atos 24:15. 
Aos que morem em Cristo há esperança de vida eterna. João 11:25.

Ellen White comentando sobre esse assunto diz:
"O salário do pecado é a morte; mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor." Rom. 6:23. Ao passo que a vida é a herança dos justos, a morte é a porção dos ímpios... A morte a que se faz referência nestas passagens, não é a que foi pronunciada sobre Adão, pois a humanidade toda sofre a pena de sua transgressão. É a "segunda morte" que se põe em contraste com a vida eterna. Em conseqüência do pecado de Adão, a morte (primeira) passou a toda a raça humana. Todos semelhantemente descem ao sepulcro. E, pelas providências do plano da salvação, todos devem ressurgir da sepultura. "Há de haver ressurreição de mortos, assim dos justos como dos injustos" (Atos 24:15); "assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo." I Cor. 15:22. Uma distinção, porém, se faz entre as duas classes que ressuscitam. "Todos os que estão nos sepulcros ouvirão a Sua voz. E os que fizeram o bem, sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação." João 5:28 e 29. Os que foram "tidos por dignos" da ressurreição da vida, são "bem-aventurados e santos". "Sobre estes não tem poder a segunda morte." Apoc. 20:6. Os que,porém,não alcançaram o perdão,mediante o arrependimento e a fé, devem receber a pena da transgressão: "o salário do pecado". Sofrem castigo, que varia em duração e intensidade, "segundo suas obras", mas que finalmente termina com a segunda morte. Visto ser impossível para Deus, de modo coerente com a Sua justiça e misericórdia salvar o pecador em seus pecados, Ele o despoja da existência, que perdeu por suas transgressões, e da qual se mostrou indigno. O Grande Conflito, pág. 544.

Os que morrerem em Cristo ressuscitarão na sua vinda para receberem a imortalidade. I Coríntios 15:23,52,53.
Receberão corpos será gloriosos iguais ao de Cristo. Filipenses 3:21.
Os justos ressuscitados juntamente com os justos vivos, serão arrebatados ao encontro do senhor nos ares e assim estarão para sempre com o senhor. I Tessalonicenses 4:16,17.
Bem-Aventurado e santo é aquele que tem parte nesta ressurreição sobre estes não tem poder a segunda morte e reinarão com Cristo mil anos. Os restantes só ressuscitarão após os mil anos. Apocalipse 20:5,6. 

NOTA: a palavra alma vem do hebraico "nepheshe"e do grego "psushe" significam vida ou ser vivo. 
As palavras espírito ou fôlego de vida vem do hebraico "ruach" e do grego "pneuma" significam sopro vento ar respiração hálito vital. Etc. 

"A doutrina da imortalidade natural da alma é um erro com que o inimigo está enganando o homem. Este erro é quase universal... Esta é uma das mentiras forjadas na sinagoga do inimigo, uma das bebidas envenenadas de Babilônia." (Evangelismo pág. 247) 
"As igrejas das denominações caídas, são Babilônia. Babilônia tem fomentado doutrinas venenosas, o vinho do erro. Esse vinho do erro constitui-se de falsas doutrinas, como a imortalidade natural da alma, o tormento eterno dos ímpios, a negação da preexistência de Cristo, e a defesa e exaltação do primeiro dia da semana acima do santificado e santo dia de Deus. Estes e outros erros congêneres são apresentados ao mundo pelas várias igrejas." (Evangelismo pág. 365)

Nenhum comentário: