Para conferir os textos biblicos visite Biblia online
No princípio, criou Deus os céus e a terra. A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas. Disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas.
Chamou Deus à luz Dia e às trevas, Noite. Houve tarde e manhã, o primeiro dia. E disse Deus: Haja firmamento no meio das águas e separação entre águas e águas. Fez, pois, Deus o firmamento e separação entre as águas debaixo do firmamento e as águas sobre o firmamento. E assim se fez. E chamou Deus ao firmamento Céus. Houve tarde e manhã, o segundo dia. Disse também Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num só lugar, e apareça a porção seca. E assim se fez. À porção seca chamou Deus Terra e ao ajuntamento das águas, Mares. E viu Deus que isso era bom. E disse: Produza a terra relva, ervas que dêem semente e árvores frutíferas que dêem fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nele, sobre a terra. E assim se fez. A terra, pois, produziu relva, ervas que davam semente segundo a sua espécie e árvores que davam fruto, cuja semente estava nele, conforme a sua espécie. E viu Deus que isso era bom. Houve tarde e manhã, o terceiro dia. Disse também Deus: Haja luzeiros no firmamento dos céus, para fazerem separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais, para estações, para dias e anos. E sejam para luzeiros no firmamento dos céus, para alumiar a terra. E assim se fez. Fez Deus os dois grandes luzeiros: o maior para governar o dia, e o menor para governar a noite; e fez também as estrelas. E os colocou no firmamento dos céus para alumiarem a terra, para governarem o dia e a noite e fazerem separação entre a luz e as trevas. E viu Deus que isso era bom. Houve tarde e manhã, o quarto dia. Genesis 1:1-19.
Esclarecimentos: No relato da criação acima, encontramos a palavra Hebraica "yowm" que se traduz com dia (período de 24 horas); e a palavra tarde é uma tradução do Hebraico "ereb" que literalmente significa (anoitecer) indicando que o período de 24 horas começa ao anoitecer.
As expressões: primeiro, segundo, terceiro, e ETC... indicam que havia um parâmetro para medir o tempo; e este parâmetro não pode ser o sol já que este só fora criado no quarto dia. Portanto o inicio e o fim de cada dia já estava definido desde o inicio da criação.
Jesus respondeu: —Por acaso o dia não tem doze horas? Se alguém anda de dia não tropeça porque vê a luz deste mundo. João 11.9
Jesus disse: —O Reino do Céu é como o dono de uma plantação de uvas que saiu de manhã bem cedo para contratar trabalhadores para a sua plantação. Ele combinou com eles o salário de costume, isto é, uma moeda de prata por dia, e mandou que fossem trabalhar na sua plantação. Há terceira hora (Às nove horas), saiu outra vez, foi até a praça do mercado e viu ali alguns homens que não estavam fazendo nada. Então disse: “Vão vocês também trabalhar na minha plantação de uvas, e eu pagarei o que for justo.” —E eles foram. Há sexta hora (Ao meio-dia ou doze horas) e há nona hora (às quinze horas) o dono da plantação fez a mesma coisa com outros trabalhadores.a undécima hora (às dezessete horas) quando ele voltou à praça. Viu outros homens que ainda estavam ali e perguntou: “Por que vocês estão quase o dia todo aqui sem fazer nada?” — “É porque ninguém nos contratou!” —responderam eles. —Então ele disse: “Vão vocês também trabalhar na minha plantação.” —No fim do dia, a décima segunda hora, (dezoito horas) ele disse ao administrador: “Chame os trabalhadores e faça o pagamento, começando com os que foram contratados por último e terminando pelos primeiros.” —Os homens que começaram a trabalhar a undécima hora (às dezessete horas) receberam uma moeda de prata cada um. Então os primeiros que tinham sido contratados pensaram que iam receber mais; porém eles também receberam uma moeda de prata cada um. Pegaram o dinheiro e começaram a resmungar contra o patrão, dizendo: “Estes homens que foram contratados por último trabalharam somente uma hora, mas nós agüentamos o dia todo debaixo deste sol quente. No entanto, o pagamento deles foi igual ao nosso!” Mateus 20:1-12.
Chamando dois centuriões, ordenou: Tende de prontidão, desde as horas terceiras da noite,(vinte e uma) duzentos soldados, setenta de cavalaria e duzentos lanceiros para irem até Cesaréia; Atos 23.23
Mateus 14:25 Na quarta vigília da noite, foi Jesus ter com eles, andando por sobre o mar
Esclarecimentos: (O dia claro dos judeus, em contraste com a noite, é dividido em 12 horas.) o dia de 24h da inicio às 12h da parte clara, indo até às 12h da parte clara do dia seguinte.Terceira hora do dia corresponde às 9h; a sexta, ao meio-dia ou 12h; a nona, às 15h; a undécima, às 17h e o fim do dia ou décima segunda, corresponde às 18h; quando se inicia a contagem da noite e do dia de 24h.
A terceira hora da noite corresponde às 21h.Antes do exílio, os israelitas tinham três vigílias durante a noite; subseqüentemente, no entanto, depois de se tornarem sujeitos aos romanos, (adotaram o costume romano de dividir a noite em quatro vigílias cada uma composta de três horas)
Relato do julgamento, morte e sepultamento de Jesus.
Logo pela manhã, entraram em conselho os principais sacerdotes com os anciãos, os escribas e todo o Sinédrio; e, amarrando a Jesus, levaram-no e o entregaram a Pilatos.
Então, Pilatos, querendo contentar a multidão, soltou-lhes Barrabás; e, após mandar açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado. Era a hora terceira (9h) quando o crucificaram. Chegada à hora sexta,(12h) houve trevas sobre toda a terra até a hora nona (15h). Mas Jesus, dando um grande brado, expirou Marcos 15:1,15,25,33,37.
Então, os judeus, para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, visto como era o dia da preparação, pois era santo o dia de sábado, rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados. Os soldados foram e quebraram as pernas ao primeiro e ao outro que com ele tinham sido crucificados; chegando-se, porém, a Jesus, como vissem que já estava morto, não lhe quebraram as pernas.João 19:31-33
Ao cair da tarde, por ser o dia da preparação, isto é, a véspera do sábado, vindo José de Arimatéia, ilustre membro do Sinédrio, que também esperava o reino de Deus, dirigiu-se resolutamente a Pilatos e pediu o corpo de Jesus Marcos 15:42,43.
"e, tirando-o do madeiro, envolveu-o num lençol de linho, e o depositou num túmulo aberto em rocha, onde ainda ninguém havia sido sepultado". Lucas 23:53.
Estavam também ali algumas mulheres, observando de longe; entre elas, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, o menor, e de José, e Salomé; as quais, quando Jesus estava na Galiléia, o acompanhavam e serviam; e, além destas, muitas outras que haviam subido com ele para Jerusalém. Marcos 15:40,41
Então, se retiraram para preparar aromas e bálsamos. E, no sábado, descansaram, segundo o mandamento. Lucas 23:56.
Passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem embalsamá-lo. E, muito cedo, no primeiro dia da semana, ao despontar do sol, foram ao túmulo. Marcos 16:1,2.
Conclusão de Jseph Bates em 1846:
Aqui será necessário para que possamos entender
primeiro como Deus tem computado o tempo. Em Gen.1:14 e 16 lemos: "E
disse Deus: Haja luzeiros no firmamento do céu, para separar o dia da
noite, e sejam eles para sinais e para estações e para dias e anos.
"a luz maior para governar o dia ", -. há muitos modos
inventados para computação do tempo. Nosso dia começa às 12 horas da
noite; ou 24 horas. Os marinheiros começa 12 horas mais cedo, ao meio-dia, e os
judeus começam seus dias às 18 horas. Será que estamos certos? Não!
Quem deve resolver esta questão? Deus! Muito bem: Ele chamou à
luz dia, e às trevas chamou noite, e foi a tarde e a manhã, o dia
primeiro. Gen.1:5. Então, o dia de vinte e quatro horas começou às 18
horas. Você não pode regular o dia e noite para ter o que o Salvador chama
doze as horas do dia, (João11:9) sem estabelecer o tempo a partir do
centro da Terra, no equador, onde, no início do ano, o sol nasce as 6 e se põe
às 18 horas. Neste momento, enquanto o sol está no solstício de verão,
os habitantes do pólo norte não têm noite, enquanto nesta mesma época no
sul é noite o tempo todo, portanto, os habitantes da terra não tem nenhum outro
momento certo para começar seu período de 24 horas do dia senão às 18
horas. Disse Moisés: "o SENHOR vos deu o sábado; por isso, ele, no
sexto dia, vos dá pão para dois dias; cada um fique onde está, ninguém saia do
seu lugar no sétimo dia”. Então é claro que o dia anterior termina no início do
sábado e o dia seguinte deve começar onde terminou o sábado. A
história mostra que os judeus obedeceu e começou seus dias às 18 horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário