Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo.colossenses 2:16,17.
Resposta: se Paulo estivesse dizendo que devemos comer sem levar em consideração a palavra de Deus, como entender as suas palavras em I corintios 6:12,13. Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas. Os alimentos são para o estômago, e o estômago, para os alimentos; mas Deus destruirá tanto estes como aquele.Porém o corpo não é para a impureza, mas, para o Senhor, e o Senhor, para o corpo.
E em I corintios 3:17. Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o
santuário de Deus,que sois vós, é sagrado.
1-Se Paulo estivesse dizendo que devemos beber sem levar em consideração a palavra de Deus, como entender as suas palavras em I corintios 6:10. nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus.
2-Se Paulo estivesse dizendo que devemos guardar dias de festas, estaria dando apoio a uma doutrina católica que ensina; guardar domingos e festas aos santos. O que constituem uma transgressão a dois mandamentos de Deus.êxodo 20:4,8.
3-Se Paulo estivesse dizendo que devemos observar a lua, estaria dando apoio à astrologia, coisa esta que Deus condena. Deuteronômio 4:19. Guarda-te não levantes os olhos para os céus e, vendo o sol, a lua e as estrelas, a saber, todo o exército dos céus, sejas seduzido a inclinar-te perante eles e dês culto àqueles. coisas que o SENHOR, teu Deus, repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus.
4-Se Paulo estivesse dizendo que não devemos guardar o mandamento do sábado, como entender as suas palavras em Romanos 3;31. Anulamos, pois, a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a lei.
E ainda as palavras de Cristo em Mateus 5:17,18. Não penseis que vim revogar a Lei ou o que disseram os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo: que é mais fácil passar o céu e a terra do que passar, um i ou um til da Lei, e tudo se cumprirá.
Paulo se referia ao que está escrito em levitico 23:4-14,18,19, 24-32. São estas as festas Fixas do SENHOR, as santas convocações, que proclamareis no seu tempo determinado: no mês primeiro, aos catorze do mês, no final do dia, é a Páscoa do SENHOR. E aos quinze dias deste mês é a Festa dos Pães sem fermento do SENHOR; sete dias comereis pães sem fermento. No primeiro dia, tereis santa convocação; nenhumas obras servis farão; mas sete dias oferecereis oferta queimada ao SENHOR; ao sétimo dia, haverá santa convocação; nenhumas obras servis farão. Disse mais o SENHOR a Moisés: Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando entrardes na terra, que vos dou, e fizeram a colheita, então, trareis um molho dos primeiros frutos da vossa colheita ao sacerdote; este moverá o molho perante o SENHOR, para que sejais aceitos; no dia imediato ao sábado, o sacerdote o moverá. No dia em que moverdes o molho, oferecereis um cordeiro sem defeito, de um ano, em holocausto ao SENHOR. A sua oferta de cereais serão dois décimos de um efa de farinha fina, amassada com azeite, para oferta queimada de cheiro agradável ao SENHOR, e sobre ela será derramado vinho, a quarta parte de um him. Não comereis pão, nem trigo torrado, nem espigas verdes, até ao dia em que trouxerdes a oferta ao vosso Deus; é estatuto perpétuo por vossas gerações, em todas as vossas moradas. Com o pão oferecereis sete cordeiros sem defeito de um ano, e um novilho, e dois carneiros; holocaustos serão ao SENHOR, com a sua oferta de manjares e as suas libações, por oferta queimada de aroma agradável ao SENHOR. Também oferecereis um bode, para oferta pelo pecado, e dois cordeiros de um ano, por oferta pacífica. Disse mais o SENHOR a Moisés: Fala aos filhos de Israel, dizendo: No mês sétimo, ao primeiro do mês,(lua nova) tereis descanso solene, memorial, com sonidos de trombetas, santa convocação. Nenhumas obras servis farão, mas trareis oferta queimada ao SENHOR. Disse mais o SENHOR a Moisés: Mas, aos dez deste mês sétimo, será o Dia da Expiação; tereis santa convocação e demonstrareis tristeza pelo vosso pecado; trareis oferta queimada ao SENHOR. Nesse mesmo dia, nenhumas obras farão, porque é o Dia da Expiação, para fazer expiação por vós perante o SENHOR, vosso Deus. Porque todo que, nesse dia, não demonstrar tristeza pelo pecado será eliminada do seu povo. Quem, nesse dia, fizer alguma obra, a esse eu destruirei do meio do seu povo. Nenhumas obras farão; é estatuto perpétuo pelas vossas gerações, em todas as vossas moradas. Sábado de descanso solene vos será; então, demonstrareis tristeza pelo vosso pecado; aos nove do mês, do final do dia ao outro, celebrareis o vosso sábadoOra, todo sacerdote se apresenta, dia após dia, a exercer o serviço sagrado e a oferecer muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca jamais podem remover pecados; Jesus, porém, tendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à destra de Deus. Hebreus 10:11,12
Ora, visto que a lei tem sombra dos bens vindouros, não a imagem real das coisas, nunca jamais pode tornar perfeitos os ofertantes, com os mesmos sacrifícios que, ano após ano, perpetuamente, eles oferecem. Hebreus 10:1
Porque todo sumo sacerdote, sendo tomado dentre os homens, é constituído nas coisas concernentes a Deus, a favor dos homens, para oferecer tanto dons como sacrifícios pelos pecados. Hebreus 5:1
Assim, também Cristo a si mesmo não se glorificou para se tornar sumo sacerdote, mas o glorificou aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei. Hebreus 5:5
Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão. Hebreus 4:14.
Pois, quando se muda o sacerdócio, necessariamente há também mudança de lei. Hebreus 7:12
Portanto, por um lado, se revoga a anterior ordenança, por causa de sua fraqueza e inutilidade (pois a lei nunca aperfeiçoou coisa alguma), e, por outro lado, se introduz esperança superior, pela qual nos chegamos a Deus. Hebreus 7:18,19
Ora, o essencial das coisas que temos dito é que possuímos tal sumo sacerdote, que se assentou à destra do trono da Majestade nos céus, como ministro do santuário e do verdadeiro tabernáculo que o Senhor erigiu, não o homem. Ora, se ele estivesse na terra, nem mesmo sacerdote seria, visto existirem aqueles que oferecem os dons segundo a lei, os quais ministram em figura e sombra das coisas celestes, assim como foi Moisés divinamente instruído, quando estava para construir o tabernáculo; pois diz ele: Vê que faças todas as coisas de acordo com o modelo que te foi mostrado no monte. Hebreus 8:1,2,4,5
É isto uma parábola para a época presente; e, segundo esta, se oferecem tanto dons como sacrifícios, embora estes, no tocante à consciência, sejam ineficazes para aperfeiçoar aquele que presta culto, os quais não passam de ordenanças da carne, baseadas somente em comidas, e bebidas, e diversas abluções, impostas até ao tempo oportuno de reforma. Quando, porém, veio Cristo como sumo sacerdote dos bens já realizados, mediante o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, quer dizer, não desta criação, não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santuário, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção. Hebreus 9:9-12
Era necessário, portanto, que as figuras das coisas que se acham nos céus se purificassem com tais sacrifícios, mas as próprias coisas celestiais, com sacrifícios a eles superiores. Hebreus 9:23
Com efeito, nos convinha um sumo sacerdote como este, santo, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores e feito mais alto do que os céus, que não tem necessidade, como os sumos sacerdotes, de oferecer todos os dias sacrifícios, primeiro, por seus próprios pecados, depois, pelos do povo; porque fez isto uma vez por todas, quando a si mesmo se ofereceu. Hebreus 7:26,27
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